Ortopedia funcional dos maxilares

Ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos  ossos maxilares, posicionado-os de forma adequada.
Queixo muito pronunciado ou retraído, maxila (arco superior) muito projetados para frente) são corrigidos na ortopedia.
Basicamente esta correção se dá entre 2 a 7 anos de idade para corrigir a falta de espaços transversais.

Após os 7 anos até os 12 ou 14 anos de idade, faz-se as correções antero-posteriores.
Para se saber a idade ideal desta correção, é solicitado ao paciente documentação ortodôntica completa, radiografias de mão e punho e oclusais de maxila.
A não correção das bases ósseas precocemente, desfavorece o engrenamento correto dos dentes, deixando-os tortos e desalinhados. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração por cárie  ou doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência.
O tratamento ortopédico torna a boca mais saudável, proporcionando espaços para o nascimento dos dentes permanentes, evitando que eles nasçam encavalados.

Diversos tipos de aparelhos ortopédicos são utilizados para ajudar a movimentar os maxilares.Aparelhos fixos ou móveis.
Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos ossos da face, estimulando ou redirecionando seu crescimento.
A gravidade do problema é que irá determinar qual o procedimento ortopédico mais adequado e eficaz.

 

Tipos de aparelho ortopédicos faciais:

  • Aparelhos reposicionadores de mandíbula —  estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula e ajudam a “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular e reposicionamento da mandíbula.
  • Amortecedores de lábios e bochechas — são destinados para manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.
  • Expansores – placa de acrílico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de expansores (parafusos) força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.